JavaScript
Javascript
é uma linguagem criada pela Netscape que serve para aumentar os
recursos do navegador.
Todas
as páginas escritas com HTML são estáticas. Conseguem fazer com que
o browser apenas leia o que há no código e reproduza friamente aquele
conjunto de instruções. Um dos principais recursos do Javascript é a
possibilidade de fazer com que a página HTML seja dinâmica, ou seja,
capaz de fazer com que o usuário possa interagir com a página, ou usar
outros recursos para fazer com que o documento Web se altere sem necessidade
de um novo carregamento de página. Enfim, o Javascript é uma poderosa
ferramenta para quem deseja fazer belas e apresentáveis páginas para
a Internet.
Como funciona?
O
Javascript é uma linguagem de programação que funciona interativamente
com o código HTML. O Javascript consegue ler, entender e manipular os
objetos de uma página HTML, tendo a facilidade necessária para altera-los
automaticamente, quando programado. São inseridos nas páginas de uma
maneira peculiar, podendo ter apenas uma área para scripts ou espalhados
pelo código, do jeito que melhor se adapte às necessidades de cada usuário.
Como
estamos falando de uma linguagem de simples, todos podem aprendê-la.
Nessas lições, começaremos do básico, por isso vamos falar para quem
nunca programou uma linha de Javascript. Porém é necessário ter bons
conhecimentos da linguagem HTML que não será explicada aqui, porém será
muito utilizada.
Javascript veio do Java?
Não.
O Java é uma linguagem também utilizada na Web, porém não tem ligação
estreita com o Javascript, apesar dos nomes muito parecidos. A primeira
tem muita semelhança com a linguagem C e C++, utilizada para programação,
já o Javascript é uma linguagem dinâmica, orientada aos objetos constantes
do HTML, bastante leve e prática.
Para
compreender melhor esta linguagem, precisamos verificar alguns conceitos
básicos: O que são variáveis, funções, objetos e eventos.
Variáveis:
São valores que são atribuídos dinamicamente, ou seja, não têm um valor
pré-definido. Podem ser definidos pelo usuário, bem como por qualquer
outro método.
Funções:
São comandos ou conjuntos de comandos utilizados para cumprir certos
objetivos dentro do script, roteiro de programação. Existem dois tipos
de funções em Javascript: As funções internas ou intrínsecas, e as funções
externas ou definidas pelo usuário.
Funções
internas ou intrínsecas são aquelas que não precisam ser especificadas,
pois o próprio Javascript já as reconhece e sabe o que fazer com elas.
Um exemplo pode ser a função alert() que veremos ainda nesta lição
Funções
externas ou definidas pelo usuário são aquelas que o usuário precisa
explicar para o Javascript quais são as ações que ele precisa tomar,
pois a linguagem desconhece seu nome. Um exemplo que veremos nessa lição
será a função Diga_ola().
Objetos:
São os componentes de uma página HTML. É um dos tópicos mais extensos
do Javascript. No final das lições teremos um guia hierárquico dos objetos.
Em uma visão figurativa, podemos ilustrar uma escrivaninha como uma
página HTML. Seu objeto maior é a escrivaninha em si, tendo como um
de seus objetos o computador que está sobre ela. O computador tem como
seu objeto o teclado, o monitor, o mouse. E por sua vez, o mouse tem
os botões como seus objetos, enquanto o teclado tem as teclas, e assim
temos uma cadeia de objetos hierarquicamente formada. Podemos dizer
que as teclas pertencem ao teclado que pertencem ao computador que pertence
à escrivaninha.
Eventos:
São importantes aliados ao programador de Javascript. O evento, como
o próprio nome diz, é algo que acontece. É como se o Javascript aguardasse
pelo acontecimento do evento para acionar algum procedimento. Por exemplo,
o clique sobre algum objeto da página é um evento. Passar o mouse sobre
uma figura é um evento. Carregar e descarregar uma página é um evento.
Selecionar um campo de formulário é um evento. Assim temos total controle
sobre as ações exercidas pelo usuário podendo criar diversas situações.
Vamos começar ?
Para
começarmos a utilizar o Javascript, precisamos saber onde colocamos
os dados do script. Este é sempre colocado dentro das tags <SCRIPT>
.... </SCRIPT>. Outra maneira que é geralmente utilizada é quando
especificamos a linguagem do script para que o navegador possa identificar
com mais facilidade. Quando colocamos apenas as tags <SCRIPT>,
por convenção, é Javascript, mas também é correto utilizarmos as seguintes
tags: <SCRIPT language="JavaScript"> ... </SCRIPT>.
Podemos
incluir os scripts onde quisermos dentro da página. Mas podemos incluir
também em uma localidade genérica, que seria dentro do cabeçalho da
página, ou seja, dentro das tags <HEAD> ... </HEAD>, isso
fica a critério do freguês. Com o tempo cada um adaptará qual a melhor
situação para utilizar o Javascript em determinada parte da página.
Podemos
agora começar com um código simples. Os números que antecedem cada linha
não precisam ser digitados, eles estão sendo usados apenas para explicarmos
o que cada uma delas faz.
1 <HTML>
2 <HEAD>
3 <TITLE>Meu primeiro JavaScript</TITLE>
4 <SCRIPT>
5 function Diga_ola(nome) {
6 alert("Olá, " + nome)
7 }
8 </SCRIPT>
9 </HEAD>
10 <BODY>
11 Esta página dará um exemplo de função intrínseca e
12 externa, bem como explicará o que são variáveis.<P>
13 <SCRIPT>
14 Diga_ola("Clara")
15 Diga_ola("carlos")
16 </SCRIPT>
17 </BODY>
18 </HTML>
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Linha
1 a 3: cabeçalho da página
Linha
4: inicia um bloco em linguagem Javascript
Linha
5: cria a função Diga_ola(nome)
Linha
6: com a função interna alert(), exibe a mensagem selecionada
Linha
7: encerra a função Diga_ola(nome)
Linha
8: encerra o bloco em Javascript
Linha
10: corpo da página
Linha
11 e 12: insere texto na página
Linha
13: inicia um bloco em Javascript
Linha
14: chama a função Diga_ola(), passando o valor "Clara" como
nome
Linha
15: chama a função Diga_ola(), passando o valor "Carlos" como
nome
Linha
16: encerra um bloco em Javascript
Linha
17 e 18: indica o fim da página
Para
que possamos entender melhor o exemplo acima, vamos estudá-lo por partes.
Uma
função é sempre criada pela palavra-chave function, seguida do nome
da função. Toda função recebe "()" no final, podendo estar
ou não vazio, de acordo com os valores que se querem passar. Neste caso,
criamos uma função chamada Diga_ola() onde o valor que vier com ela
será chamado de nome.
Toda
função tem sua abertura feita pelo símbolo "{" e seu fechamento
por "}".
A
função interna alert(x), exibe uma caixa de diálogo com o botão OK para
o usuário, com a mensagem que for colocada no lugar de "x".
Ou seja, se colocarmos alert("Olá, mundo") em um código, assim
que for acionado exibirá uma caixa de diálogo.
Qualquer
que seja a mensagem aplicada entre os parênteses da função interna alert()
será exibido em uma caixa de diálogo como este exemplo. Na função anteriormente
criada teremos como texto Ola, Maria e na outra caixa teremos Olá, João.
Usando
novamente o script dentro da tag <BODY>, criamos a chamada para
a função Diga_ola(), passando como valores Maria e João.
Experimente
copiar o código acima utilizado como exemplo e execute-o em seu navegador.
Depois,
tente mudar os nomes na área Diga_ola("Maria") e Diga_ola("João")
para outros nomes que você quiser. Execute novamente para ver o resultado.
Assim,
dizemos que Diga_ola(nome) é uma função, e "nome" é a variável
que terá seu valor atribuído pelo texto colocado na chamada que é feita
dentro do código
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